,.-~*´¨¯¨`*·~-.¸Waleska-,.-~*´¨¯¨`*·~-.¸

domingo, 10 de maio de 2009

FELIZ DIA DAS MÃES


Para Sempre

Por que Deus permite

que as mães vão-se embora?

Mãe não tem limite,

é tempo sem hora,

luz que não apaga

quando sopra o vento

e chuva desaba,

veludo escondidona

pele enrugada

,água pura, ar puro,

puro pensamento.


Morrer acontece

com o que é breve e passa

sem deixar vestígio.Mãe, na sua graça,

é eternidade.

Por que Deus se lembra

- mistério profundo -

de tirá-la um dia?

Fosse eu Rei do Mundo,

baixava uma lei:

Mãe não morre nunca,

mãe ficará sempre

junto de seu filho

e ele, velho embora,

será pequenino

feito grão de milho.

Carlos Drummond de Andrade
Deixo essa mensagem para homenagear a todas as mães desse mundo e principalmente a Minha mãe que é o amor da minha vida e por mim ela tem um amor incondicional.
Mães que Deus dê muitos anos de vida e que vocês possam passar muitooosss anos com seus filhos dando a eles a coisa mais importante desse mundo AMOR,e filhos que vocês valorizem suas mães do jeito que elas merecem.
Mãe,TE AMOOO MUIIITTOOOO,saiba que você é a pessoa mais importante da minha vida,vida que você me deu..
TE AMOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
"Amamos as nossas mães quase sem o saber e só nos damos conta da profundidade das raízes desse amor no momento da derradeira separação."
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Aula do dia 30/04/2009


Exercícios de alfabetização -Faixa Etária:5 anos

Atividade 1 1ª parte

a)Leitura de conto,estimulando aos alunos encontrar pontos em comum e divergentes com outro conto(já explorado anteriormente).Sugestão: "Cinderela" e "Os Três Porquinhos".Esses dois contos trazem,por exemplo,a questão familiar(estrutura formada por três irmãos/irmãs)como ponto em comum.É interessante estimular os alunos a pontuarem ,num primeiro momento as semelhanças,e logo após,as discordâncias(como por exemplo,a questão de um conto se tratar de personagens de espécie humana e a outra narrativa se tratar de personagens da espécie animal).-Faça perguntas como:"O que mais vocês percebem que são iguais/diferentes?"

*Objetivo:Comparar textos novos com textos já conhecidos.2º parte)O aluno é estimulado a expressar através de desenho(ou fotos pessoais)como percebe sua família,como se dá a estrutura familiar da qual faz parte.

*Objetivo-Desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas


Atividade 2

*Leitura de um texto(ex.:histórinhas infantis pouco conhecidas);Após a leitura as crianças são estimuladas a fazer desenhos onde elas possam "imprimir" sua percepção da história,antes desconhecida.Possivelmente,aparecerão várias "impressões" sobre a história desconhecida.Assim,a criança não possui gravada na memória nenhuma imagem sobre a história,desenvolvendo na atividade o processo de compreensão,de se informar do "novo".

*Objetivo-Desenvolver a compreensão da leitura.



Atividade 3

*Será apresentado ao aluno uma história em quadrinhos sem fala,com espaços em branco.O exercício consistirá em ligar frases(desse modo,algumas palavras,ao menos,já devem ser identificadas pela criança) a cada quadrinho "sem texto".Após a conclusão do exercício,o professor deverá fazer perguntas que visam reafirmar o exercício de interpretação do "texto não-oral" tais como:"Vocês acham que essa frase se encaixa mesmo com o que está acontecendo nesse quadrinho?" "Vocês colocariam outra frase melhor no lugar desta que vocês escolheram? Qual?".

*Objetivo-Desenvolver a interpretação.

Atividade 4

*Leitura de história para os alunos,sucedida de exercício com figuras relacionadas ao texto.As imagens podem ser tipo fichas,com as quais a criança deverá desenvolver a memorazição através da reconstrução da temporalidade dos fatos da história.Ela deverá organizar as fichas de modo que reconte a história através da imagem.Ela associará o texto oral(leitura) e o texto não-oral(imagens).

*Objetivo-Desenvolver a memorização.



Atividade 5

*Os alunos devem estar divididos em grupos pequenos de no máximo 4 crianças.Serão distribuídos blocos de letras para cada grupo. A proposta é agrupar letras ,com as quais a mudança das consoantes formem palavras diferentes,com pronúncias diferentes,tais como Rato/Gato,Faca/Vaca,etc. O professor deve mediar a percepção do aluno,quanto a relação da mudança da letra com mudança sonora ,e principlamente,com a mudança do significado,do sentido,da palavra em si.Deve-se procurar também usar palavras que estejam mais perto da realidade da criança,que estejam mais perto do concreto.

*Objetivos-Distinguir a pronúncia de alguns sons da língua,tais como:t/d, f/v, p/b, q/g que são muito parecidos;estimular a pronúncia clara dos sons;reconhecer a ortografia das palavras;perceber os sons da língua.



Atividade 6

*Leitura de texto de fácil compreensão,de preferência uma narrativa com temática próxima a realidade infantil.Após a leitura,o professor pede aos alunos que recontem a história.O professor deverá mediar,guiar o aluno de maneira que ele consiga o máximo possível se aproximar da história real contada anteriormente.O professor deverá questioná-lo quando necessário se o aluno acha que aconteceu na história real tudo o que ele está descrevendo.*No 2º momento,serão distribuídos aos alunos figuras relacionadas a história e um cartaz em branco.A proposta é que os alunos possam recontar a história nesse momento através das figuras que retratam acontecimentos da história.É uma forma de eles organizarem a história,exercitarem a memória e a interpretação de forma cronológica.Os alunos deverão colar as imagens de acordo com os acontecimentos memorizados da leitura.É importante que após a conclusão da atividade,os alunos devem expor seus cartazes e recontarem mais uma vez a história,desta vez com uso do texto não-oral.

*Objetivo-Memorização do texto oralmente;leitura do texto no quadro ou no cartaz.



Atividade 7

(Nesse exercício será necessário o uso de revistas,tesoura sem ponta e cola.)*O aluno deverá recortar de revistas distribuídas pelo professor,de palavras que comecem com sílabas bem comuns no cotidiano do aluno e que estão presentes em muitas palavras muito usadas pela criança.O professor deverá orientar quais serão as sílabas a serem procuradas.Nessa fase é comum a exploração de sílabas como CA,BA,BO,CO,MA,etc.Deverão ser encontradas e coladas no caderno(ou cartaz) várias palavras que comecem ou sejam formadas pela mesma sílaba.É interessante estimular o aluno a reconhecer a mesma sílaba,em diferentes palavras e também em posições diferentes na palavra(CA-sa/bo-ne-CA).

*Objetivo-Identificação de palavras mais conhecidas a partir do som inicial;identificação de sílabas iguais a partir dos sons.
FIQUE ATENTO!!!
Essas são algumas sugestões,mas nada como o professor da turma para elaborar,pois só ele sabe das dificuldades e do desenvolvimento de cada aluno e como a atividade irá ajudar no seu trabalho,porque se aplicada de forma errada poderá trazer problemas não só para o professor,mas principalmente para o aluno.
Beijossss
Até o próximo post!!!!
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

terça-feira, 5 de maio de 2009

Tipologia textual X Gênero textual


Tipologia textual é a forma como um texto se apresenta. Podem ser descrição, narração, dissertação, exposição, injunção, diálogo e entrevista.


Gênero de texto refere-se às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, etc.


Tive um pouco de dificuldade ao pensar na diferença de um para o outro,porque nunca pensei nesses termos separados,sempre se misturavam na minha cabeça,então recorri ao Wikipedia,agora não tenho dúvidas há diferença entre eles.
No colégio,sempre é pedido para elaborar uma redação com isso o professor acaba exigindo o tipo de texto,normalmente é descritivo(descreve quase todas as características das cenas),narrativo(narra uma história participando dela ou sendo apenas o locutor) ou dissertativo(se posiciona ou expõe ideias).Os que eu tive mais dificuldade são os que menos são lembrados que é:exposição(apresenta informações sobre o assunto do qual é escrito),injunção(aconselha como realizar uma ação,sempre no imperativo ou no futuro do presente)e diálogo(realiza a fala entre os personagens).
Já o gênero textual não se explica,então vou colocar um exemplo de cada um para você tirarem suas próprias conclusões.
POESIA
A uma ausência
Sinto-me, sem sentir, todo abrasado
No rigoroso fogo que me alenta;
O mal que me consome me sustenta,
O bem que me entretém me dá cuidado.

Ando sem me mover, falo calado,
o que mais perto vejo se me ausenta,
E o que estou sem ver mais me atormenta;
Alegro-me de ver-me atormentado,

Choro no mesmo ponto em que me rio,
No mor risco me anima a confiança,
Do que menos se espera estou mais certo.

Mas, se de confiado desconfio,
É porque, entre os receios da mudança,
Ando perdido em mim como em deserto.
Antônio Barbosa Bacelar
Crônica
A FELICIDADE PODE DEMORAR
Às vezes as pessoas que amamos nos magoam, e nada podemos fazer senão continuar nossa jornada com nosso coração machucado. Às vezes nos falta esperança. Às vezes o amor nos machuca profundamente,e vamos nos recuperando muito lentamente dessa ferida tão dolorosa. Às vezes perdemos nossa fé, então descobrimos que precisamos acreditar, tanto quanto precisamos respirar...é nossa razão de existir. Às vezes estamos sem rumo, mas alguém entra em nossa vida, e se torna o nosso destino. Às vezes estamos no meio de centenas de pessoas, e a solidão aperta nosso coração pela falta de uma única pessoa. Às vezes a dor nos faz chorar, nos faz sofrer, nos faz querer parar de viver, até que algo toque nosso coração, algo simples como a beleza de um pôr do sol, a magnitude de uma noite estrelada, a simplicidade de uma brisa batendo em nosso rosto. É a força da natureza nos chamando para a vida. Você descobre que as pessoas que pareciam ser sinceras e receberam sua confiança, te traíram sem qualquer piedade. Você entende que o que para você era amizade, para outros era apenas conveniência, oportunismo. Você descobre que algumas pessoas nunca disseram eu te amo, e por isso nunca fizeram amor, apenas transaram... Descobre também que outras disseram eu te amo uma única vez. E agora temem dizer novamente, e com razão, mas se o seu sentimento for sincero poderá ajudá-las a reconstruir um coração quebrado. Assim ao conhecer alguém, preste atenção no caminho que essa pessoa percorreu, são fatoresimportantes: a relação com a família, as condições econômicas nas quais se desenvolveu. (dificuldades extremas ou facilidades excessivas formam um caráter), os relacionamentos anteriorese as razões do rompimento, seus sonhos, ideais e objetivos. Não deixe de acreditar no amor. Mas certifique-se de estar entregando seu coração para alguémque dê valor aos mesmos sentimentos que você dá. Manifeste suas idéias e planos, para saber se vocês combinam. E certifique-se de quequando estão juntos, aquele abraço vale mais que qualquer palavra.Esteja aberto a algumas alterações, mas jamais abra mão de tudo, pois se essa pessoate deixar, então nada irá lhe restar. Tenha sempre em mente que às vezes tentar salvar um relacionamento, manter um grande amor, pode ter um preço muito alto se esse sentimento não for recíproco. Pois em algum outro momento essa pessoa irá te deixar e seu sofrimento será aindamais intenso, do que teria sido no passado. Pode ser difícil fazer algumas escolhas, mas muitas vezes isso é necessário. Existe uma diferença muito grande entre conhecer o caminho e percorrê-lo. A tristeza pode ser intensa, mas jamais será eterna. A felicidade pode demorar a chegar, mas o importante é que ela venha para ficar e não esteja apenas de passagem...
Luiz Fernando Veríssimo
Conto
ROMANCE CACOFÁTICO

Maria Hilda de J. Alão.


Caro Sr. Caio Pinto


Peço-lhe desculpas pelo meu atrevimento. Não me teria sentado ao lado da bela senhora se soubesse ser ela a sua digníssima mãe. A verdade seja dita, mulher boa como ela eu nunca vi.
Não ponha a culpa nela, já que tinha eu feito sinal para a sua mesa me sentar. Ela tinha um sorriso nos lábios mostrando a fileira de alvos dentes e por cada beijo dela eu pagaria uma fortuna. Conversamos muito e durante a conversa percebi ser sua mãe a mulher que se disputa, nas ruas e nos salões, com espada em uma mão e uma rosa na outra. Digo-lhe que a dama não é uma mala e eu quero muito amá-la e mesmo que o senhor me parta a cara, um beijo hei de depositar na boca dela.
Sua raiva é compreensível, mas não venha pôr com a mão areia nesse romance dizendo que é aventura e que não passa disso. Afastar-me dela, não pense nunca nisso. Saiba que sou bem intencionado e vi um brilho de reciprocidade nos olhos da nobre dama que será (como disse o poeta) a alma minha.
O amor em mim abunda, disso a nobre dama não terá carência. Prometo dar a sua mãe o meu honrado nome, depois de tirar o Pinto que puseram nela entra o Carvalho que é meu.
Agora quero a resposta do pedido que enviei pelo Sr. Davi Adão, o heróico brado de um homem apaixonado pedindo em casamento a gentil senhora. Não quero uma má notícia, quero o seu consentimento, pois vejo-me já amando e sendo amado.

Ass. ARMANDO O. CARVALHO
BOm,essa maneira foi como eu consegui diferenciar sem ter dúvidas todos esses tipos de textos e gêneros,espero ter conseguido fazer com que vocês tambem consigam diferenciar,é uma maneira gostosa de aprender.
Beijos e até o próximo post.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Objetivos gerais e específicos do Portfólio Eletrônico


PROPÓSITOS GERAIS
1. Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas;
2. Proporcionar a integração entre teoria e prática no âmbito do ensino da língua materna;
3. Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 – Educação Infantil;
4. Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens;
5. Sistematizar as produções para evidenciar os progressos nas aprendizagens;


PROPÓSITO ESPECÍFICO


Expor minhas ideias através do blog,compartilhar aprendizado e experiências.Espero conseguir me sentir mais segura com as palavras,escrevendo de forma clara fazendo com que as pessoas me entendam da melhor maneira possível.


DESCRITORES


1. Cumprimento dos propósitos gerais;
2. Cumprimento do propósito específico;
3. Cumprimento de prazos (postagens semanais, socializações agendadas, etc)
4. Construção processual (ao longo do semestre)
5. Organização que facilita a compreensão das produções;
6. Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;
7. Correção linguística dos textos (conforme as situações comunicativas, aos gêneros e aos tipos textuais, etc.)
8. Utilização de múltiplas linguagens (vídeo, áudio, imagens, etc.)
9. Existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas;
10. Apresentação de síntese conclusiva;
11. Apresentação de avaliação final do processo de construção e elaboração do portfólio;

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Aula do dia 16/04/2009


Nessa aula,lemos o texto "Como construir um Portfólio eletrônico", nos ajudou a sanar algumas dúvidas e medos de que nosso "projeto"não desse certo.O professor propôs que respondessemos algumas perguntas,sendo elas individuais e coletivas. As perguntas são:


  • O que é avaliação formativa?

  • O que é portfólio?

  • Expectativas para o trabalho com o protfólio:receios e o que se espera

  • Meus compromissos para minhas aprendizagens e meu desenvolvimento na disciplia

  • O que espero do professor nesta construção

Agora segue as minhas respostas em forma de texto, depois de muito ter pensado.


A avaliação formativa é aquela que auxilia o aluno em sua prendizagem,é uma avalição contínua.Para que se faça uma avaliação sem aquela pressão psicológica de prova,uma forma interessante de avaliação formativa é o portfólio,que é uma coletânea das produções do aluno em seu processo de aprendizagem,não é somente dando nota ao aluno que o avaliamos.


Ao montar esse blog estarei expondo meus pontos de vista e meu trabalho,espero sinceramente corresponder as minhas expectativas e as do professor,fazendo um ótimo trabalho.Espero que o professor nos auxilie nas horas mais complicadas,quando as nossas cabeças estiverem confusas e cheias de dúvidas.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com