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sábado, 13 de junho de 2009

Aula do dia 04/06/2009

Oiii genteee,como vão?
Na aula do dia 04/06/2009,houve a 1ª socialização(todas as pessoas apresentam seus Blogs dizendo no que mais sentiram dificuldades,o que mais gostaram e o que pretendem fazer para melhorar,uma crítica construtiva).
Algumas pessoas falaram que estavam inseguras para utilizar os recursos disponíveis do blog,outras disseram que não haviam encontrado problemas sobre isso.
A maioria dos alunos,me incluindo nisso,disseram que o maior problema é refletir sobre as aulas contextualizando com cotidiano educacional.
Depois de alguns terem falado,o professor nos disse que era para não termos receio em colocar imagens ou vídeos,fazer seu próprio julgamento,explicou sobre o que seria reflexão e como fazer.pediu para superarmos o medo de achar sempre que estamos errados e pontuou a importância de contextualizar.


Fiquei pensando sobre a importanãncia de contextualizar e encontrei uma nota sobre isso no blog www.devaneiosdecaim.blogspot.com

A importância de contextualizar...
Deparamo-nos nos últimos tempos, como será compreensível, com um leque de temáticas que emanam dos acontecimentos mais marcantes da nossa realidade humana. Falo de guerra, de paz, de tumulto, de luta, de formas de luta consideravelmente questionáveis...
Onde quero chegar com isto...? Numa só palavra: terrorismo.
Palavras sonante...a "arte" de criar e espalhar o terror. Não vou embarcar em subjectivismos e irei apenas limitar-me a falar um pouco acerca do terrorismo tal como nós o vemos, ou seja, pelas suas "fronteiras" palpáveis. De qualquer das formas, muito se tem falado ultimamente acerca da questão do diálogo / não diálogo , no que toca ao terrorismo e aos seus "porta-estandartes".
Bem...acima de tudo, há uma questão que na minha opinião é fulcral para se ter uma discussão racional e saudável, no que toca a este assunto tão delicado e complexo. Essa questão é precisamente o contexto. Ou melhor, a importância de contextualizar. E o que é que isto significa? Significa não ficar "preso" a qualquer tipo de estereótipo, ou de pôr toda a "farinha" no mesmo "saco". A verdade é que a realidade é bem mais complexa do que um simples agregado de categorias e para uma boa análise desta, é necessário o nosso esforço para lermos as "entrelinhas". Ou seja, com isto tudo, basicamente o quero dizer é: quando falamos em terrorismo, temos de ter algum cuidado, isto porque, há terrorismo e há terrorismo. Isto é, apesar do resultado final acabar por ser sempre o mesmo, existem diferentes tipos de terrorismo. Por exemplo, o terrorismo praticado pela ETA não pode ser comparável ao terrorismo praticado pela Al-Qa'ida. Isto prende-se sobretudo pelas bases que estão subjacentes a cada um destes grupos. Ou seja, pelas razões que estes apresentam para justificarem os seus actos.
E é precisamente tendo isto em conta, que se pode então iniciar uma reflexão acerca do diálogo ou não com grupos terroristas. A meu ver, existem na verdade grupos terroristas ou situações de terrorismo em que pode e mais importante, deve existir o diálogo. Isto por exemplo aplica-se à situação Israelo-Palestiniana e também se poderá aplicar ao caso da ETA. Isto porque, nestas duas situações acima referidas, não se dá o caso de violência gratuita, de sangue pelo sangue. Nestes casos referidos temos uma razão, um motivo, algo que permanece como causa de luta (apesar de a forma de actuação não ser legítima). Este diálogo, como muitos pensarão, não é sinónimo de cedência, ou de rendição. Será antes uma tentativa de resolver os conflitos de uma forma em que todos possam beneficiar. Uma mostra de racionalidade, ao invés do orgulho altivo que pode perpetuar o derrame de sangue.
Mas como disse à pouco, há terrorismo e há terrorismo. E se há situações em que o diálogo deve ser utilizado, existem outras também em que infelizmente este não é possível. Ao escrever isto à memória surge-me imediatamente o nome da Al-Qa'ida. Basicamente a Al-Qa'ida não tem outro motivo ou objectivo senão a destruição do mundo ocidental, tendo como principal "ódio de estimação" os Estados Unidos da América. Embuídos num fundamentalismo extremo, não dão mostras de qualquer tipo flexibilidade. Neste caso, sim, temos provas de violência o mais gratuita possível, sem qualquer tipo de razão objectiva aparente. Devido a todas estas características, não creio que o método da tentativa de diálogo funcionasse.
O que eu posso concluir então, é que acima de tudo, cada caso deve ser tratado como único. Cada questão discutida com todos os prós e contras. E para isso é essencial contextualizar, para que assim não tropeçemos no erro do "mundo a preto e branco". O bom-senso só poderá ser então adquirido se conseguirmos ir para além das prisões ideológicas e perceber que o mundo que nos rodeia é formado por uma enorme complexidade de cores.

Posted by Susana


Beijossssss
Até o próximo possssttttt!!!!!!!!!!!!!!

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Ideias sobre a aula do dia 28/05/2009

Oláaa,como estão?Eu estou bem.Esse post está destinado ao texto:Contexto de Alfabetização na aula,das autores Ana Teberosky e Núria Ribera.

Nessa aula,o professor fez várias brincadeiras,com o objetivo de quem "perdesse" ficar na berlinda e discutir alguns pontos do texto.Eu coloquei perdesse entre aspas pois,ninguem perdia realmente,as discussões eram válidas e acrescentava conhecimento a todos nós.Agora vou fazer um pequeno resumo sobre o texto:

O texto inicia falando sobre a diferença entre construtivismo e sócio-construtivismo, retratando mudanças no contexto da Educação Infantil.O texto pontua algumas situações de alfabetização mnostrando para o leitor alguns recursos a serem utilizados.Alguns são citados pela autora,dentre eles:

Da relação entre ações e objetos;
De observar ações dos adultos;
De escutar a leitura em voz alta;
De escrever em “voz alta”, ditando ao professor;
De perguntar e receber respostas;
De produzir textos longos.

Mostrando que a alfabetização é feita de modo contínuo e permanente.
Todos os contextos por ela apresentado,evitam que as aulas sejam conduzidas de forma tradicional e que tudo seja feita da forma mais interessante e agradável para o professor e o alunos.
Após ter feitos esse resumo,fui procurar na internet sobre métodos de alfabetização e achei este da Ana Paula Aires,espero que gostem.


Beijossss queridos,
até o próximo posssttt!!!!!!!!!
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quarta-feira, 3 de junho de 2009

Um momento de reflexão!!!!!


Juramento de Pedagogia

PROMETO,

NO EXERCÍCIO DE MINHA PROFISSÃO,

ENFRENTAR OS DESAFIOS/ QUE A EDUCAÇÃO ME PROPÕE, DENTRO E FORA DA ESCOLA,

COM CRIATIVIDADE,

PERSEVERANÇA E COMPETÊNCIA,

BUSCANDO NOVOS CAMINHOS
PARA O PROCESSO EDUCACIONAL.

PROMETO TRABALHAR POR UMA EDUCAÇÃO

PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL,

ÉTICA E POLÍTICA,

PARTICIPANDO PROFISSIONALMENTE
DA CONSTRUÇÃO DO HOMEM ÍNTEGRO,

DA HUMANIDADE E DA PÁTRIA”.
Meu objetivo ao fazer essa postagem é homenagear o curso que faço, não por falta de opção, mas sim por amor,porque quem chega ao 7º período atravessando vários problemas dentro da Universidade não pode ser por obrigação de terminar.
Um Pedagogo tem que ter amor a sua profissão afinal são tantos problemas na educação brasileira que não podemos nos dar ao luxo de não gostar do que fazemos.
Me sentir na obrigação de dizer que assim como eu,a maioria de nós não faz Pedagogia por falta de opção,por ser um curso mais acessível,e sim porque gostamos de grandes desafios.
Estamos em uma Universidade pública desse modo não é fácil passar em um vestibular,só os bons entram e apenas os melhores se mantém.
Beijosss e até o próximo posssst!!!!
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ORALIDADE X ESCRITA


Na aula do dia 14/05 foi pedido pelo professor que nos reunissemos em grupo dentro de sala e que fosse feito um resumo sobre o texto "Oralidade e Escrita"e em casa montar uma apresentação em Power Point com o resumo.

O texto "Oralidade e Escrita é tão complexo que ficamos duas semanas discutindo o mesmo texto,só depois de ter lido novamente e de ter lido o resumo, que está clareando as ideias na minha cabeça.

Meu grupo fez tudo mas na hora de postar no blog não conseguimos.Uma colega de turma passou o fim de semana todo procurando como postar slide e descobriu passando para o resto da turma no dia da aula.Após ela ter compartilahado o aprendizado,eu e minhas amigas o grupo conseguimos fazer nossos slides e aí esta o resultado.



Gente,como essa parte de publicação de slide ainda é um mistério para mim,a velocidade ficou alta portanto para ver tem que clicar em Ver todas as imagens,assim vocês poderão ler com calma e a avaliar tudo direitinho.Espero que gostem,eu adorei essa novo recurso.


Olhando alguns vídeos no youtube,achei esse sobre Oralidade e Escrita,espero que gostem.(Click no título).
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