,.-~*´¨¯¨`*·~-.¸Waleska-,.-~*´¨¯¨`*·~-.¸

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Aula do dia 30/04/2009


Exercícios de alfabetização -Faixa Etária:5 anos

Atividade 1 1ª parte

a)Leitura de conto,estimulando aos alunos encontrar pontos em comum e divergentes com outro conto(já explorado anteriormente).Sugestão: "Cinderela" e "Os Três Porquinhos".Esses dois contos trazem,por exemplo,a questão familiar(estrutura formada por três irmãos/irmãs)como ponto em comum.É interessante estimular os alunos a pontuarem ,num primeiro momento as semelhanças,e logo após,as discordâncias(como por exemplo,a questão de um conto se tratar de personagens de espécie humana e a outra narrativa se tratar de personagens da espécie animal).-Faça perguntas como:"O que mais vocês percebem que são iguais/diferentes?"

*Objetivo:Comparar textos novos com textos já conhecidos.2º parte)O aluno é estimulado a expressar através de desenho(ou fotos pessoais)como percebe sua família,como se dá a estrutura familiar da qual faz parte.

*Objetivo-Desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas


Atividade 2

*Leitura de um texto(ex.:histórinhas infantis pouco conhecidas);Após a leitura as crianças são estimuladas a fazer desenhos onde elas possam "imprimir" sua percepção da história,antes desconhecida.Possivelmente,aparecerão várias "impressões" sobre a história desconhecida.Assim,a criança não possui gravada na memória nenhuma imagem sobre a história,desenvolvendo na atividade o processo de compreensão,de se informar do "novo".

*Objetivo-Desenvolver a compreensão da leitura.



Atividade 3

*Será apresentado ao aluno uma história em quadrinhos sem fala,com espaços em branco.O exercício consistirá em ligar frases(desse modo,algumas palavras,ao menos,já devem ser identificadas pela criança) a cada quadrinho "sem texto".Após a conclusão do exercício,o professor deverá fazer perguntas que visam reafirmar o exercício de interpretação do "texto não-oral" tais como:"Vocês acham que essa frase se encaixa mesmo com o que está acontecendo nesse quadrinho?" "Vocês colocariam outra frase melhor no lugar desta que vocês escolheram? Qual?".

*Objetivo-Desenvolver a interpretação.

Atividade 4

*Leitura de história para os alunos,sucedida de exercício com figuras relacionadas ao texto.As imagens podem ser tipo fichas,com as quais a criança deverá desenvolver a memorazição através da reconstrução da temporalidade dos fatos da história.Ela deverá organizar as fichas de modo que reconte a história através da imagem.Ela associará o texto oral(leitura) e o texto não-oral(imagens).

*Objetivo-Desenvolver a memorização.



Atividade 5

*Os alunos devem estar divididos em grupos pequenos de no máximo 4 crianças.Serão distribuídos blocos de letras para cada grupo. A proposta é agrupar letras ,com as quais a mudança das consoantes formem palavras diferentes,com pronúncias diferentes,tais como Rato/Gato,Faca/Vaca,etc. O professor deve mediar a percepção do aluno,quanto a relação da mudança da letra com mudança sonora ,e principlamente,com a mudança do significado,do sentido,da palavra em si.Deve-se procurar também usar palavras que estejam mais perto da realidade da criança,que estejam mais perto do concreto.

*Objetivos-Distinguir a pronúncia de alguns sons da língua,tais como:t/d, f/v, p/b, q/g que são muito parecidos;estimular a pronúncia clara dos sons;reconhecer a ortografia das palavras;perceber os sons da língua.



Atividade 6

*Leitura de texto de fácil compreensão,de preferência uma narrativa com temática próxima a realidade infantil.Após a leitura,o professor pede aos alunos que recontem a história.O professor deverá mediar,guiar o aluno de maneira que ele consiga o máximo possível se aproximar da história real contada anteriormente.O professor deverá questioná-lo quando necessário se o aluno acha que aconteceu na história real tudo o que ele está descrevendo.*No 2º momento,serão distribuídos aos alunos figuras relacionadas a história e um cartaz em branco.A proposta é que os alunos possam recontar a história nesse momento através das figuras que retratam acontecimentos da história.É uma forma de eles organizarem a história,exercitarem a memória e a interpretação de forma cronológica.Os alunos deverão colar as imagens de acordo com os acontecimentos memorizados da leitura.É importante que após a conclusão da atividade,os alunos devem expor seus cartazes e recontarem mais uma vez a história,desta vez com uso do texto não-oral.

*Objetivo-Memorização do texto oralmente;leitura do texto no quadro ou no cartaz.



Atividade 7

(Nesse exercício será necessário o uso de revistas,tesoura sem ponta e cola.)*O aluno deverá recortar de revistas distribuídas pelo professor,de palavras que comecem com sílabas bem comuns no cotidiano do aluno e que estão presentes em muitas palavras muito usadas pela criança.O professor deverá orientar quais serão as sílabas a serem procuradas.Nessa fase é comum a exploração de sílabas como CA,BA,BO,CO,MA,etc.Deverão ser encontradas e coladas no caderno(ou cartaz) várias palavras que comecem ou sejam formadas pela mesma sílaba.É interessante estimular o aluno a reconhecer a mesma sílaba,em diferentes palavras e também em posições diferentes na palavra(CA-sa/bo-ne-CA).

*Objetivo-Identificação de palavras mais conhecidas a partir do som inicial;identificação de sílabas iguais a partir dos sons.
FIQUE ATENTO!!!
Essas são algumas sugestões,mas nada como o professor da turma para elaborar,pois só ele sabe das dificuldades e do desenvolvimento de cada aluno e como a atividade irá ajudar no seu trabalho,porque se aplicada de forma errada poderá trazer problemas não só para o professor,mas principalmente para o aluno.
Beijossss
Até o próximo post!!!!
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Um comentário:

  1. As atividades estão muito interessantes e adequadas aos objetivos, além de estarem coerentes com a idade a que se destinam.

    Observando seu portfólio, percebi que não foram feitas novas postagens.

    É de extrema importância que se faça uma reflexão sobre cada uma das aulas, mesmo que não tenha sido solicitado nenhuma atividade específica. Nestas últimas duas semanas, estamos envolvidos, ainda, com o processo do Exercício Reflexivo. Quando for finalizado, você fará a postagem do resultado dele. Isso não significa que outras reflexões, menos formais, não precisam ser realizadas. Ok? Qualquer dúvida, entre em contato.

    ResponderExcluir