,.-~*´¨¯¨`*·~-.¸Waleska-,.-~*´¨¯¨`*·~-.¸

terça-feira, 5 de maio de 2009

Tipologia textual X Gênero textual


Tipologia textual é a forma como um texto se apresenta. Podem ser descrição, narração, dissertação, exposição, injunção, diálogo e entrevista.


Gênero de texto refere-se às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, etc.


Tive um pouco de dificuldade ao pensar na diferença de um para o outro,porque nunca pensei nesses termos separados,sempre se misturavam na minha cabeça,então recorri ao Wikipedia,agora não tenho dúvidas há diferença entre eles.
No colégio,sempre é pedido para elaborar uma redação com isso o professor acaba exigindo o tipo de texto,normalmente é descritivo(descreve quase todas as características das cenas),narrativo(narra uma história participando dela ou sendo apenas o locutor) ou dissertativo(se posiciona ou expõe ideias).Os que eu tive mais dificuldade são os que menos são lembrados que é:exposição(apresenta informações sobre o assunto do qual é escrito),injunção(aconselha como realizar uma ação,sempre no imperativo ou no futuro do presente)e diálogo(realiza a fala entre os personagens).
Já o gênero textual não se explica,então vou colocar um exemplo de cada um para você tirarem suas próprias conclusões.
POESIA
A uma ausência
Sinto-me, sem sentir, todo abrasado
No rigoroso fogo que me alenta;
O mal que me consome me sustenta,
O bem que me entretém me dá cuidado.

Ando sem me mover, falo calado,
o que mais perto vejo se me ausenta,
E o que estou sem ver mais me atormenta;
Alegro-me de ver-me atormentado,

Choro no mesmo ponto em que me rio,
No mor risco me anima a confiança,
Do que menos se espera estou mais certo.

Mas, se de confiado desconfio,
É porque, entre os receios da mudança,
Ando perdido em mim como em deserto.
Antônio Barbosa Bacelar
Crônica
A FELICIDADE PODE DEMORAR
Às vezes as pessoas que amamos nos magoam, e nada podemos fazer senão continuar nossa jornada com nosso coração machucado. Às vezes nos falta esperança. Às vezes o amor nos machuca profundamente,e vamos nos recuperando muito lentamente dessa ferida tão dolorosa. Às vezes perdemos nossa fé, então descobrimos que precisamos acreditar, tanto quanto precisamos respirar...é nossa razão de existir. Às vezes estamos sem rumo, mas alguém entra em nossa vida, e se torna o nosso destino. Às vezes estamos no meio de centenas de pessoas, e a solidão aperta nosso coração pela falta de uma única pessoa. Às vezes a dor nos faz chorar, nos faz sofrer, nos faz querer parar de viver, até que algo toque nosso coração, algo simples como a beleza de um pôr do sol, a magnitude de uma noite estrelada, a simplicidade de uma brisa batendo em nosso rosto. É a força da natureza nos chamando para a vida. Você descobre que as pessoas que pareciam ser sinceras e receberam sua confiança, te traíram sem qualquer piedade. Você entende que o que para você era amizade, para outros era apenas conveniência, oportunismo. Você descobre que algumas pessoas nunca disseram eu te amo, e por isso nunca fizeram amor, apenas transaram... Descobre também que outras disseram eu te amo uma única vez. E agora temem dizer novamente, e com razão, mas se o seu sentimento for sincero poderá ajudá-las a reconstruir um coração quebrado. Assim ao conhecer alguém, preste atenção no caminho que essa pessoa percorreu, são fatoresimportantes: a relação com a família, as condições econômicas nas quais se desenvolveu. (dificuldades extremas ou facilidades excessivas formam um caráter), os relacionamentos anteriorese as razões do rompimento, seus sonhos, ideais e objetivos. Não deixe de acreditar no amor. Mas certifique-se de estar entregando seu coração para alguémque dê valor aos mesmos sentimentos que você dá. Manifeste suas idéias e planos, para saber se vocês combinam. E certifique-se de quequando estão juntos, aquele abraço vale mais que qualquer palavra.Esteja aberto a algumas alterações, mas jamais abra mão de tudo, pois se essa pessoate deixar, então nada irá lhe restar. Tenha sempre em mente que às vezes tentar salvar um relacionamento, manter um grande amor, pode ter um preço muito alto se esse sentimento não for recíproco. Pois em algum outro momento essa pessoa irá te deixar e seu sofrimento será aindamais intenso, do que teria sido no passado. Pode ser difícil fazer algumas escolhas, mas muitas vezes isso é necessário. Existe uma diferença muito grande entre conhecer o caminho e percorrê-lo. A tristeza pode ser intensa, mas jamais será eterna. A felicidade pode demorar a chegar, mas o importante é que ela venha para ficar e não esteja apenas de passagem...
Luiz Fernando Veríssimo
Conto
ROMANCE CACOFÁTICO

Maria Hilda de J. Alão.


Caro Sr. Caio Pinto


Peço-lhe desculpas pelo meu atrevimento. Não me teria sentado ao lado da bela senhora se soubesse ser ela a sua digníssima mãe. A verdade seja dita, mulher boa como ela eu nunca vi.
Não ponha a culpa nela, já que tinha eu feito sinal para a sua mesa me sentar. Ela tinha um sorriso nos lábios mostrando a fileira de alvos dentes e por cada beijo dela eu pagaria uma fortuna. Conversamos muito e durante a conversa percebi ser sua mãe a mulher que se disputa, nas ruas e nos salões, com espada em uma mão e uma rosa na outra. Digo-lhe que a dama não é uma mala e eu quero muito amá-la e mesmo que o senhor me parta a cara, um beijo hei de depositar na boca dela.
Sua raiva é compreensível, mas não venha pôr com a mão areia nesse romance dizendo que é aventura e que não passa disso. Afastar-me dela, não pense nunca nisso. Saiba que sou bem intencionado e vi um brilho de reciprocidade nos olhos da nobre dama que será (como disse o poeta) a alma minha.
O amor em mim abunda, disso a nobre dama não terá carência. Prometo dar a sua mãe o meu honrado nome, depois de tirar o Pinto que puseram nela entra o Carvalho que é meu.
Agora quero a resposta do pedido que enviei pelo Sr. Davi Adão, o heróico brado de um homem apaixonado pedindo em casamento a gentil senhora. Não quero uma má notícia, quero o seu consentimento, pois vejo-me já amando e sendo amado.

Ass. ARMANDO O. CARVALHO
BOm,essa maneira foi como eu consegui diferenciar sem ter dúvidas todos esses tipos de textos e gêneros,espero ter conseguido fazer com que vocês tambem consigam diferenciar,é uma maneira gostosa de aprender.
Beijos e até o próximo post.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Um comentário:

  1. Waleska, que maravilha aprender a utilizar os hiperlinks!! Tenho, porém, uma observaçao: poderia, a partir do que encontrou nos links definidos, expressar a compreensão que vocë teve dos dois conceitos. Se possível, coloque exemplos.
    Ivan

    ResponderExcluir