Oiii gente,como vão? Mais uma vez devo me desculpar por estar postando duas aulas em um dia só.A verdade é que se esse período não terminar logo,vou ter um colapso de cansaço.
Hoje vou postar minhas observações sobre o texto :Alfabetização em processo da Emilia Ferreiro.
Alfabetização em processo
A hipótese de nome está dividida em níveis; no primeiro as crianças deixam evidente que o significado do texto depende inteiramente do contexto. No segundo nível as crianças negam que uma mudança de significado de texto possa depender inteiramente do contexto, nem que seja durante um pequeno intervalo de tempo. Porém mais tarde se lhe pedirmos para colocarem novamente cada figura com o texto escrito correspondente, não conseguiram encontrar a relação previamente estabelecida. O terceiro nível se caracteriza pela possibilidade de começar a se levar em consideração algumas das propriedades do próprio texto, propriedades estas que conduzem as modulações de interpretações.
A autora questiona como se passa de um estado de menor para um maior.Então ela divide a representação alfabética em modos de representação. O primeiro é o pré-alfabético, no qual a criança não tem noção alguma do que está escrito , então ela busca fazer a correspondência do som com a escrita. Depois vem o modo silábico, no qual a criança já reconhece as letras e assim ler silaba por silaba. E o modo silábico-alfabético, quando a criança consegue fazer a leitura completa da palavra.A autora destaca quatro níveis de variação psicológicos da silaba. No primeiro nível, a silaba é utilizada em alguns momentos sem que o sujeito consiga tirar partido deste saber, escreve, mas não sabe o que escreveu; no segundo nível a silaba começa a atuar como um indicador, a criança vê a silaba que já conhece e começa a “chutar” palavras que começam com a mesma silaba; no terceiro nível a silaba se converte em uma parte do nome, mas em uma parte não ordenada, ou seja, a criança já percebe que ali não esta escrita a palavra toda, só uma parte dela, mas não sabe qual parte e o quarto nível consiste em compreender que uma silaba é uma parte ordenada que refere a um todo, nesse nível a criança lê e identifica cada silaba da palavra, ou seja, sabe com que letra começa e termina certa palavra.
- De acordo com o texto,há uma série de modos de representação que precedem a respresentação alfabética da linguagem.
- os modos de representação pré-alfabéticos se sucedem em ordem:vários modos de representação alheios a qualquer busca de correspondência entre som e escrita,depois modos de representação silábicos e modos de representação silábico-alfabéticos.
- O objetivo do texto é compreender as razões de substituição de um modo de organização por outro,isto é,os processos de construção do conhecimento neste campo específico.
- Cada letra representa um objeto.
- Na fase de alfabetização as crianças tem obstáculos cognitivos enormes.
- A criança vai aprendendo a ver ordenação de letras,palavras.
- Lógica operatória,a criança acha que é uma letra para cada palavra.
- variação interna,a criança alterna as letras para dar uma nova palavra.
- Tematização é o conhecimento que você tem, sendo incorporado com o que esta aprendendo.
Beiiijoooosss,
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