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sábado, 11 de julho de 2009

Aula do dia 09/07

Oiiii,estou eu aqui novamente,antes vou esclarecer alguns pontos:Não li o texto pois tirei o errado,o certo não estava na pasta,tive que me retirar da sala de aula as 15:55 porque estava com uma dor de cabeça que não estava aguentando entao não adiantava estar lá sem conseguir prestar total atenção.
Agora vou postar minhas observaçõese depois um resumo do texto: "A construção do conhecimento sobre a escrita" de Ana Teberosky e Teresa Colomer


O principal enfoque do texto é o processo de aprendizagem da leitura e da escrita visto pela criança, a construção da escrita como sistema representativo da linguagem,trata do desenvolvimento da escrita da criança através da construção de hipóteses.Uma amostra disso é a relação da escrita com a letra inicial(do nome,do objeto).A criança ao lançar hipóteses na construção da escrita permite superações,quebras de paradigmas.É importante incentivar a criança na construção de hipóteses, assim ela desde cedo já manterá contato com o universo da escrita. Todas as crianças tem capacidade para construir hipóteses sobre a escrita, não importando o ambiente de onde ela venha, seja ele de uma classe letrada ou de uma classe não letrada,esse contato faz com que a criança tenha noção da escrita.A escrita não é um objeto, ela é uma representação escrita, e serve para diferenciar os objetos escritos nominalmente.
A intencionalidade dos textos(dos conjuntos de palavras) pode ser indagada a partir dos 4 anos,nessa idade a criança já estabeleceu a hipótese da escrita,da representação gráfica.Pode ser indagada sobre o significado da palavra/texto,o que o texto quer dizer,representar um objeto.Isso pode ocorrer com o apoio de materiais de suportes;textos de diversos gêneros,de variadas funções,caixas e embalagens de produtos.Bilhete,cartas,jornais,receitas,bulas,etc. Há a hipótese do que se pode estar escrito,nesse caso,a criança entende primeiro que o que pode ser escrito,ser representado em meio gráfico,são apenas objetos e nomes(pessoais) mais tarde,a criança passa a compreender que outras "coisas" podem ser escritas,podem ser representadas por palavras.A partir dos 5,6 anos a criança pode compreender enfim que a escrita representa principalmente a fala,a oralidade,passando a entender que cada parte constituinte da palavra está relacionada,reproduz na escrita um som,um fonema.


"A construção do conhecimento sobre a escrita"
Ana Teberosky e Teresa Colomer


  • A idéia de fomentar a construção de hipóteses é fundamental,isso significa saber como a criança esta pensando o universo.

  • O professor tem sempre que registrar as descobertas

  • É importante nessa fase de alfabetização trablhar coma criança a letra inicial e a final.

  • Para as crianças pequenas o texto escrito não significa nada,não é simbólico.Eles teamb´me não entendem os espaços em branco.

  • A partir dos 4 anos a criança constrói a intencionalidade comunicativa do texto,como por exemplo o encarte do mercado tem a intenção de informar preços.

  • Os artigos,pronomes e outros,não são considerados pelas crianças.

  • Os professores negligenciam as atividades orais,as vezes é taõ importante quanto as atividades de leitura e escrita.


Abaixo,segue uma reportagem sobre leitura e escrita que eu li e achei muito interessante.





DE OLHO NAS CRIANÇAS




A aventura da leitura e da escrita




A descoberta da aventura de ler e escrever começa cada dia mais cedo, ocupando muitas vezes parte do tempo antes destinado apenas às brincadeiras infantis. Até os sete anos de idade, em média, a criança deve ter as funções cognitivas prontas para isso. Respeitando-se diferenças e características individuais, claro. Em alguns casos, já aos quatro anos alguns baixinhos identificam letras e palavras e arriscam hipóteses de leitura. Outras crianças só irão desenvolver de fato essa possibilidade aos seis ou sete anos de idade.Mamães e papais que evitem a ansiedade. A idade não é o mais importante, é a maturidade de cada um que irá determinar se suas funções estão prontas para a aquisição desse conhecimento. Criar oportunidades no ambiente familiar, oferecendo meios para a criança compreender a função social da escrita e da leitura, é o primeiro passo. Mas, como fazer isso?Permitir o acesso a portadores de texto é fundamental. Desde o contato com jornais e revistas - inclusive a lista telefônica - até as experiências mais simples, como acompanhar a mãe no preparo da lista de compras, na redação de um bilhete ou na cópia de uma receita, vale quase tudo. A criança que desde cedo manipula livros e ouve histórias contadas a partir deles entenderá mais depressa "para que serve" ler e escrever.A percepção dessa função social da escrita e da leitura é enfocada na escola a partir dos dois anos de idade, quando os pequenos iniciam um convívio cotidiano com o nome próprio para identificar seus objetos pessoais. "Mas a parceria com a família é indispensável nesse processo de entender o que há por trás das letras", afirma a orientadora pedagógica e educacional Cláudia Mileo Moura, da unidade de Educação Infantil do Colégio Pentágono.
Descoberta das regras
Ela explica que não existe receita para o desenvolvimento desse conhecimento porque as crianças atravessam várias hipóteses no processo de descoberta das regras. "É, então, necessário o acompanha-mento de um profissional capaz de intervenções adequadas para a criança arriscar nessas hipóteses e progredir na construção do conhecimento." A presença de outras crianças e as atividades em grupo enriquecem essa experiência e proporcionam um avanço mais significativo, diz Cláudia.Uma das formas hoje mais utilizadas no desenvolvimento desse aprendizado, ao contrário das cartilhas e repetições intermináveis de algumas décadas atrás, é a oferta de fontes de informações, ou as chamadas palavras estáveis, já conhecidas das crianças, como, por exemplo, o próprio nome e o dos colegas.As palavras estáveis funcionam como repertório de letras com correspondências sonoras, enfim, como matrizes de referência a partir das quais as crianças se aventuram a escrever palavras cuja grafia ainda desconhecem. Ou seja, a construção da escrita acontece a partir da própria reflexão infantil sobre a lógica interna da escrita alfabética.Também através de parlendas se propõe a escrita de textos memorizados. Quando as crianças já conhecem o texto, preocupam-se com a forma. "Essa é a idéia: oferecer referências para que se sintam seguros para arriscar", assinala a educadora.
Aprendendo com prazer
Uma regrinha é básica em todo esse processo: alimentar o prazer dos futuros leitores. E para isso, as escolas de educação infantil adotam cada vez mais a prática dos projetos pedagógicos. A partir de um tema gerador, que funciona como motivação ou álibi para inúmeras atividades, o objetivo é conciliar tendências atuais e estudo. A construção do conhecimento é sistematizada e cada etapa do projeto fornece informações e estruturas para a seguinte.
Vale o estudo de músicas, reportagens de jornal, livros, enciclopédias e internet, obra de pintores e escultores. Já parou para pensar no universo de atividades que temas como o corpo humano, animais, transportes ou alimentos, por exemplo, podem levar para a sala de aula dos pequenos?Nesse contexto, a reflexão dos educadores sobre a própria prática é o que irá lhes permitir entender os processos internos e as aquisições das crianças e optar pelo melhor caminho para que avancem na construção do conhecimento.
A conquista da base alfabética Níveis de conceitualização das crianças




Pré-silábica -A criança ainda não sabe que a escrita pode representar a fala.
Silábica



a) as hipóteses da criança não têm valor sonoro;



b) já atribui valor sonoro às letras, mas ainda deve descobrir que não basta uma única letra para cada emissão sonora.




Silábico-alfabética- A criança escreve partes da palavra com uma letra só para cada emissão sonora e duas ou mais letras para outras.




Alfabética- A criança atribui valor sonoro às sílabas, nessa fase, a escrita é mais próxima da linguage convencional.





FONTE:http://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?texto=113





Beijosss e até o próximo posssst!!!!

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