,.-~*´¨¯¨`*·~-.¸Waleska-,.-~*´¨¯¨`*·~-.¸

terça-feira, 28 de julho de 2009

Considerações Finais!!!!

OIiii,estou aqui de novo,fim do semestre chegando e foi solicitado pelo professor que fizessemos uma Síntese Conclusiva,com resumo de todo o conteúdo que foi trabalhado no semestre.Estou colando o Plano de Curso aqui para não haver dúvidas que ele foi cumprido de maneira que contribuisse para o nosso enrequicemento acadêmico:



EMENTA:

A construção do conhecimento sobre a escrita na criança pequena: as contribuições teóricas de Luria e Emília Ferreiro. As concepções sobre a língua subjacentes às práticas docentes: os métodos de alfabetização. O ensino da língua oral e escrita na Educação Infantil: a entrada no mundo da escrita; leitura e escrita de textos; características de um ambiente de cultura escrita; o papel do professor. Propostas pedagógicas para o ensino da língua oral e escrita na Educação Infantil.


OBJETIVO GERAL:

Compreender os processos de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e oral na educação infantil.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecer os processos de aquisição da leitura e da escrita nas crianças de 0 a 6 anos.
Conhecer os pressupostos fundamentais dos processos de alfabetização e letramento em crianças de 0 a 6 anos.
Refletir criticamente sobre as propostas curriculares para o trabalho da língua oral e escrita na Educação Infantil.
Construir propostas metodológicas para o trabalho da língua oral e escrita na Educação Infantil.


CONTEÚDO:
1. Oralidade e escrita: pressupostos fundamentais para o ensino de crianças de 0 a 6 anos.
2. Variedade Lingüística
3. Alfabetização e Letramento
4. Referenciais Curriculares para Educação Infantil

METODOLOGIA
- Aulas expositivas dialogadas;
- Trabalhos em grupo;
- Pesquisa bibliográfica;
- Leitura, interpretação e produção de texto individual e em grupo;
- Painéis Temáticos;
- Discussões e debates.

RECURSOS
Quadro, giz (ou quadro branco e pincel);
Textos, Livros, etc.
Projetor ou Retroprojetor/ transparências;
TV/DVD/Vídeo


AVALIAÇÃO:
A avaliação envolve um processo dialógico de identificação das dificuldades, bem como das compreensões já estabelecidas com vistas à ampliação do repertório do conhecimento teórico e prático sobre as temáticas envolvidas. Pressupõe-se que a avaliação se constitua num movimento de reflexão sobre as experiências e sobre as teorias construídas neste contexto, além de ser tomada com o caráter de experiência formativa na formação de professores. Para tanto, sugerimos a produção do Portfólio Eletrônico como procedimento que se inscreve dentro de um contexto que procura superar a visão classificatória, coercitiva, unilateral da avaliação tradicional. Serão disponibilizados fundamentos sobre o portfólio para preparação da avaliação. Isso envolve a participação de professor e graduandos no processo de planejamento da avaliação em parceria, dentro de princípios democráticos. As discussões serão iniciadas com a perspectiva de compreender as finalidades e objetivos do portfólio. Em seguida, serão definidos os propósitos, vinculados ao Plano de Trabalho da Disciplina e vinculados às necessidades formativas e de conhecimento de cada graduando. Na seqüência, serão definidos os descritores do Portfólio e o processo de produção será iniciado. Neste percurso, espera-se que as leituras prévias dos textos indicados sejam realizadas para que as produções escritas sejam o reflexo do aprofundamento teórico/prático do graduando. Pretende-se diversificar os instrumentos com a intenção de perceber as aprendizagens em situações diferenciadas.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AZENHA, Maria da Graça. Imagens e Letras: os possíveis acordos de Ferreiro e Luria. São Paulo: Ática, 1995.
BARBOSA, Juvêncio. Alfabetização e leitura. 2. Ed.,São Paulo: Cortez, 1994.
FERREIRO, E., TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. 12.ed., São Paulo: Cortez, 1988.
___________. Alfabetização em processo. 12.ed., São Paulo: Cortez, 1998.
MORTATTI, Maria do Rosário L. Os sentidos da alfabetização. São Paulo: Editora UNESP: CONPED, 2000.
SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez,1993.
TEBEROSKY, Ana, COLOMER, Teresa. Aprender a ler e escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.








Apesar de todas as dificuldades,na minha opinião o curso foi muito proveitoso e todos os objetivos traçados, foram alcançados.Os textos lidos foram interessantes,claro que alguns muito densos e as vezes,pelo menos eu não entendia nada e era necessário ler,reler e ouvir as explicações do professor para que conseguissemos entender.
Muito do que eu aprendi poderei usar em sala de aula,da prosposta de diagnosticar em que fase do processo de alfabetização a criança está até os exemplos que o professor dava sobre a sobrinha dele,a Alicia.Tudo foi muito interessante e com certeza aproveitarei tudo o máximo que puder e souber.

Houve momentos,que eu ficava desesperada,tinha que postar no blog mas não tinha conteúdo,porque nada tinha entendido do texto,mas com paciência e boa vontade,tudo dava certo.


Bom,


espero que tenham gostado da minha contribuição.


Beijos a até o próximo post!!!!!!!!


pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Um comentário:

  1. A sua síntese ficou interessante. Seria interessante apontar em que estes conhecimentos ajudarão em sua prática futura...

    ResponderExcluir