,.-~*´¨¯¨`*·~-.¸Waleska-,.-~*´¨¯¨`*·~-.¸

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Aula do dia 18/06/2009

Oiii gente,como estão?Devo me desculpar pela ausência,mas final de período tudo é muito corrido mas aqui estou para falar de mais uma aula.


Práticas de Linguagem Oral e Alfabetização inicial na escola:Perspectiva Sociolinguística.
Autor:Erik Jacobson


O autor faz uma crítica aos profissionais da educação, eles necessitariam que os professores pudessem melhor se qualificar para aprender a receber o que os aluno trazem para sala de aula como conhecimento. Não é simplesmente chegar desconstruindo toda uma bagagem e sim fazem proveito desse conteúdo. Cada vez que os meninos e meninas utilizam do aprendizado com os pais vão construindo o seu próprio lugar no mundo da leitura e escrita.
O texto fala sobre como a alfabetização e a identidade social surgem ao mesmo tempo .
O autor fala que os professores devem procurar entender as práticas de leitura e escrita no contexto da comuniodade em que seu aluno está inserido,mas jamais diminuir seu potencial por qualquer que seja a razão.
A instrução da leitura e da escrita na escola é um conjunto de práticas letradas,mas deveria ser neutra ou abstrata.
A escola deveria ser o lugar mais preparado para o processo de ensino-aprendizagem,afinal as práticas sociais podem influenciar nas práticas de leitura e escrita.
Destaca a importância de trabalhar coma diversidade de gêneros textuais.
Durante a nossa discussão do texto o professor Ivan levantou um exemplo que todos nos haviam os esquecido:a criança antes mesmo de saber ler, interpretam o que observam ao s eu redor como embalagens, figuras, entre outros....O ato de saber ler é uma coordenação de informações de fontes diversificadas, cujo objetivo final é expresso linguisticamente.Nenhuma apren dizagem começa do zero.
O professor utilizou o exemplo do personagem Chico Bento para exemplificar os diferentes contextos lingüísticos que nossos alunos podem viverpois é necessário mostras para a criança que há vários tipo de fala.
Em certo momento da aula,uma colega de sala nos disse que alguns professores da Classe de Alfabetização não fazem o planejamento de aula e dizem que as coisas acontencem naturalmente,o professor destacou a importância de um bom planejamento de aula para a Educação Infantil.
É importante lembrar o professor deve ajudar o aluno no seu processo de desenvolvimento, pois a maioria sempre encerra o assunto quando o aluno responde alguma coisa errado.O processo pelo qual o aluno passou para chegar a essa resposta não deve ser ignorado, pois faz parte da construção do seu conhecimento.


Beiiijjjoosss,
até o próximo posssttt!!!!




pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário